Congresso 2015

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sábado, 23 de junho de 2012

Projeto de Identificação e Retenção do Conhecimento Crítico Organizacional [Parte 4]






Sonia Goulart *
Maria Terezinha Angeloni **




4 ANÁLISE DOS RESULTADOS


A implantação do projeto na empresa referente ao Caso 1 iniciou em 2009 e sofreu algumas interrupções administrativas e gerenciais, inclusive com mudança da equipe no decorrer do processo, enquanto que na empresa concernente ao Caso 2, o projeto teve seu começo em 2010 e transcorreu de forma contínua, sem interrupções, o que verificamos ser a condição ideal para a realização das três fases do projeto.
No Caso 1 a identificação dos conhecimentos foi realizada com base no eixo de atuação, macroprocessos e processos e no Caso 2 foram utilizados os macroprocessos e processos organizacionais. Os conhecimentos críticos coletados na oficina foram validados nas unidades e o fechamento foi realizado com a equipe gestora do projeto, com o suporte da consultoria. Ressalte-se que a definição e descrição atualizadas dos processos organizacionais são relevantes para a identificação dos conhecimentos, uma vez que os mesmos são relacionados aos processos. Com a conclusão dessa etapa, a empresa tem, para utilização diversa, a lista de todos os conhecimentos que dão suporte à estratégia e são de difícil repasse ou aquisição.
Após a identificação dos conhecimentos críticos das empresas passou-se à etapa de mapeamento que visa identificar quais são os colaboradores que detém os conhecimentos críticos identificados.Tal identificação é realizada obtendo-se a indicação dos nomes dos empregados que detém o conhecimento na unidade indicadora e em outras unidades da empresa.
Em seguida passa-se à etapa do compartilhamento que foi realizada, em sua primeira parte, conforme segue: definição das formas de compartilhamento, sua descrição, definição do roteiro para elaboração da proposta de desenvolvimento do produto do compartilhamento e da forma de disponibilização dos conhecimentos compartilhados.
No Caso 1 foram definidas como formas de explicitação do compartilhamento: Elaborar Manual Técnico e Elaborar Relatório Técnico, dentre outras; e como forma de socialização do conhecimento tácito: atuar como empregado educador, gravar vídeo operacional, elaborar narrativa e elaborar cartilha, dentre outras.
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As formas de compartilhamento dos conhecimentos definidas pela empresa referente ao caso 2 foram: Relatório Técnico, Plano de ensino e material didático, Registro de boas práticas, Conteúdos para curso, dentre outras, relacionadas à explicitação do conhecimento; e Atuar como empregado educador, Narrativa, Grupos de estudos temáticos, dentre outras, relacionadas à socialização do conhecimento.
Para registro dos conhecimentos identificados e empregados que detém tais conhecimentos, bem como as formas de compartilhamento adotadas, foi desenvolvido internamente, no Caso 1, um software de apoio ao projeto, enquanto que no Caso 2, todo o projeto foi registrado em planilhas de Excel.
A figura 5 demonstra as etapas a serem percorridas na fase de compartilhamento dos conhecimentos.



Figura 5: Fases do compartilhamento do conhecimento
Fonte: SG Educação Empresarial

De posse de todos os planos de compartilhamento de conhecimentos críticos preenchidos, a equipe gestora do projeto acompanhará, mensalmente, a elaboração dos produtos definidos.
Ao finalizar a apresentação da metodologia de retenção do conhecimento faz-se importante destacar que o projeto, para seu efetivo sucesso, seja incorporado à cultura e práticas organizacionais, e os conhecimentos críticos sejam compartilhados em um processo continuo de conversão de conhecimentos tácitos em explícitos, circulando pela empresa, estando disponíveis aos integrantes da organização que deles necessitem para o desenvolvimento de suas atividades, e possibilitando à empresa a obtenção de seus objetivos estratégicos.

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* Universidade Católica de Brasília - UCB (pesquisador externo); SG Educação Empresarial.
** SG Educação Empresarial.

Artigo gentilmente cedido pela autora. Publicado originalmente no CD-ROM do IV Congresso CONSAD de Gestão Pública, 2011.

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