Congresso 2015

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sexta-feira, 22 de junho de 2012

Projeto de Identificação e Retenção do Conhecimento Crítico Organizacional [Parte 3]





Sonia Goulart *
Maria Terezinha Angeloni **



3. METODOLOGIA




As organizações em cujo contexto a metodologia foi aplicada são empresas do setor elétrico, formadas por matriz e unidades regionais distribuídas em diversos estados das regiões em que atuam.

Do universo, a metodologia foi aplicada em duas empresas. Na empresa referente ao Caso 1, a metodologia foi aplicada em duas diretorias e na empresa referente ao Caso 2, na presidência e 5 diretorias.

A primeira fase do projeto iniciou com a conscientização da direção sobre a importância de reter os conhecimentos críticos; de que as empresas dependem, para sua sobrevivência, da identificação, mapeamento e compartilhamento de seus conhecimentos críticos; de que a perda do conhecimento crítico é reconhecida como um dos problemas centrais das organizações atuais, considerando que os mesmos não necessariamente estão à disposição da empresa.

A sensibilização para o projeto, nas duas empresas aconteceu por meio de palestras e oficinas, ministradas aos gestores das empresas. Um plano de comunicação foi elaborado para a divulgação do projeto à todos os colaboradores da empresa.

No caso 1, o patrocínio do projeto foi de um superintendente e a motivação inicial foi o Plano de Demissão Incentivada, e se tornou, com o prosseguimento do trabalho, o compartilhamento do conhecimento em si, e no caso 2 o patrocínio foi do presidente da empresa e dos diretores de todas as áreas, e a motivação foi a retenção do conhecimento, independente da saída incentivada dos colaboradores.

Após a aprovação da direção para a realização do projeto foram definidos os sujeitos envolvidos na implantação da metodologia que foi realizada, em ambos os casos de forma intencional.

No caso 1, participaram das ações do projeto quatro equipes: a primeira, composta por cinco pessoas, que integram a Equipe Gestora do projeto, todos lotados na área de Educação Corporativa; a segunda, composta de 23 gestores provenientes das diversas unidades da empresa, responsáveis pela adaptação da metodologia; a terceira composta pelos 30 gestores das diretorias nas quais o projeto foi implantado, e a quarta equipe, composta por 2 integrantes da empresa de consultoria, totalizando 60 pessoas. Os consultores atuaram como facilitadores do processo e orientadores na aplicação da metodologia. O trabalho foi efetivamente desenvolvido pelas equipes da organização que deverão lidar com o modelo resultante. No decorrer da implantação verificou-se que seria importante formar um quadro de mobilizadores do conhecimento, que atuariam em suas unidades, dando suporte à Equipe Gestora do projeto. Foram capacitadas 31 pessoas que compõem o grupo de Mobilizadores do projeto.

No caso 2, a equipe gestora foi composta por 7 pessoas provenientes da área de Gestão do Conhecimento, de Qualidade de Vida, da área de Educação Corporativa e da Comunicação Empresarial. A oficina de adaptação da metodologia contou com a participação de 15 empregados indicados pelas diretorias. Posteriormente, cada diretoria indicou 2 representantes para formar o grupo de mobilizadores do projeto.

A oficina de identificação e mapeamento dos conhecimentos críticos, no Caso 1 foi estruturada em 5 partes, e dela participaram, além da equipe gestora do projeto, os gestores das áreas envolvidas, e a equipe de suporte composta por 03 pessoas que foi capacitada para dar apoio aos gestores no momento de identificação e descrição dos conhecimentos críticos. No Caso 2 foram realizadas 07 oficinas de identificação e mapeamento dos conhecimentos críticos, com todos os gestores da empresa.

Na fase três do projeto, as principais formas de compartilhamento foram selecionadas, assim como a descrição das mesmas, a definição do roteiro para elaboração da proposta de desenvolvimento do produto do compartilhamento e a definição da forma de disponibilização dos conhecimentos compartilhados.

As empresas citadas encontram-se no momento, executando a fase de compartilhamento.






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* Universidade Católica de Brasília - UCB (pesquisador externo); SG Educação Empresarial.
** SG Educação Empresarial.

Artigo gentilmente cedido pela autora. Publicado originalmente no CD-ROM do IV Congresso CONSAD de Gestão Pública, 2011.

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