Congresso 2015

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segunda-feira, 11 de junho de 2012

Projeto de Identificação e Retenção do Conhecimento Crítico Organizacional [Parte 1]



Sonia Goulart *
Maria Terezinha Angeloni **




RESUMO
O objetivo do presente estudo é o de relatar a implantação do projeto de identificação dos conhecimentos críticos em duas instituições do setor elétrico brasileiro e recomendar formas de retenção desse conhecimento. instituições analisadas e de recomendar formas para sua retenção. O referencial teórico está apoiado nas abordagens funcionalista e interpretativa de Gestão do Conhecimento - GC e nas práticas de suporte à retenção do conhecimento. A metodologia utilizada foi a de estudo de múltiplos casos com abordagem descritiva. Os dados foram coletados por meio da realização de oficinas de trabalho, com os gestores das diferentes áreas das empresas estudadas.


1 INTRODUÇÃO
As organizações dependem, para sua sobrevivência, da aquisição, da criação, do compartilhamento, do armazenamento e retenção de seus conhecimentos críticos. O conhecimento crítico é aquele considerado necessário e fundamental para a tomada de decisões e resolução de problemas e que deve ser capitalizado, ou seja, transformado em conhecimento institucional.

A perda do conhecimento crítico é reconhecida como um dos problemas centrais das organizações atuais, considerando que os mesmos não necessariamente estão à disposição no momento em que se necessita. Por essa razão, a retenção do conhecimento nas empresas cresceu em importância nos últimos anos e frequentemente é um dos projetos mais significativos nas organizações contemporâneas.

A necessidade das organizações em identificar e reter os conhecimentos de seus colaboradores, para que sejam utilizados e reaproveitados, ganhou destaque nos últimos anos em virtude da velocidade das mudanças nos tempos atuais.

Nesse cenário, as atenções são primordialmente voltadas para os processos que possibilitam a identificação, mapeamento e compartilhamento de conhecimentos críticos visando sua retenção no interior da empresa.
A premissa é verdadeira também para as organizações públicas. Wiig (1999 apud Goulart, 2006) assevera que
“... a viabilidade de qualquer sociedade depende da qualidade do fornecimento dos serviços públicos e essa qualidade é influenciada por vários fatores: estrutura governamental, responsabilidades, capacidades, informação, especialização do quadro de servidores e conhecimento disponível. Entre todos esses fatores o autor considera o conhecimento como o maior possibilitador – o recurso básico que governa a natureza e a direção das ações. Sem o conhecimento adequado, mesmo quando se tem acesso à melhor informação, as ações terão como base a ignorância e serão arbitrárias ou sem efetividade”.

Guardadas as especificidades relacionadas ao tamanho ou setor das organizações, a gestão do conhecimento é relevante para a sua eficiência, eficácia e efetividade.

Para apoiar as empresas no processo de identificação e retenção dos conhecimentos críticos, a empresa SG Educação Empresarial desenvolveu uma metodologia de retenção do conhecimento estruturada em três fases, a saber: identificar os conhecimentos críticos, mapear quem detém os conhecimentos críticos, compartilhar e institucionalizar os conhecimentos identificados e mapeados.

O presente artigo está estruturado em cinco seções, sendo a primeira a presente introdução. A segunda o levantamento da literatura. A terceira a metodologia utilizada. Os resultados e análises são apresentados na quarta seção. As conclusões e apontamentos finais são realizados na quinta e última seção.


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* Universidade Católica de Brasília - UCB (pesquisador externo); SG Educação Empresarial.
** SG Educação Empresarial.

Artigo gentilmente cedido pela autora. Publicado originalmente no CD-ROM do IV Congresso CONSAD de Gestão Pública, 2011.

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